25 de junho de 2014

                               Colored people, Carrie Mae Weens
II JORNADA DE LITERATURA AFRO-BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA
Espaços de visibilidade da representação negra
Universidade de Brasília, 25 de agosto de 2014.

Entre o racismo estrutural e a permanência do discurso da “democracia racial”, as populações negras brasileiras buscam construir formas de falar de si e do mundo. Nas últimas duas décadas, verificou-se um aumento de visibilidade da representação negra na sociedade brasileira – seja nos meios de comunicação de massa, seja nas artes, na música e na literatura, seja no campo acadêmico – e o questionamento de seu caráter “marginal” diante das formas de expressão dominantes. A II Jornada de Literatura Afro-Brasileira Contemporânea reúne escritoras(es) e pesquisadoras(es) que discutem as manifestações contemporâneas da literatura negra no Brasil, abrindo um espaço de diálogo para tratar dos problemas da autoria, da perspectiva, da linguagem e da recepção.

Informações:
Data: 25 de agosto de 2014
Horário: 8h30 às 12h e 14h30 às 18h
Local: Auditório do Instituto de Letras, ICC Sul, Subsolo, sala 99
Lançamento de livros: C’est si bon, na 213 Norte, Bloco A

Inscrições gratuitas pelo formulário disponível em: http://goo.gl/cQgxoM
Vagas para ouvintes: 100
Haverá emissão de certificado mediante participação em 75% das atividades.

Informações: seminariosgelbc@gmail.com
Programação completa em nosso blog ou no site do GELBC.

Coordenação:
Regina Dalcastagnè

Comissão Organizadora:
Adélia Mathias, Andressa Marques, Dalva Martins, Maria Aparecida Cruz de Oliveira e Laeticia Jensen Eble

Monitoras: Daniela Alves de Morais, Fernanda Serafim Alves, Priscila Cristina Cavalcante Oliveira, Vanessa Pereira Cajá Alves

Organização:
Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea – UnB

Apoio:
Departamento de Teoria Literária e Literaturas – UnB 

PROGRAMAÇÃO

8h30 às 12h
Conferências
            
Abertura – 8h30

Mesa 1 – 8h40 às 9h40
Michel Yakini Tranças e distâncias entre literatura periférica e literatura negra
Cidinha da Silva Uma escrita negra como o jazz
Mediação: Igor Ximenes Graciano

Mesa 2 – 10h às 11h
Ana Maria Gonçalves Como dizer o que foge à palavra?
Mediação: Virgínia Maria Vasconcelos Leal

Mesa 3 – 11h às 12h
Eduardo de Assis Duarte O romance afro-brasileiro e a tradição negrista
Mediação: Ana Cláudia da Silva

14h30 às 16h
Pesquisas na Universidade de Brasília

Mesa 1 – 14h30 às 15h10
Andressa Marques As relações afetivas das mulheres negras em Becos da memória e Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo
Norma Diana Hamilton A ancestralidade feminina e maternal em Ponciá Vicêncio de Conceição Evaristo
Adélia MathiasPerspectiva dissonante: a autoria de mulheres nos contos dos Cadernos Negros
Mediação: Pollianna Freire

Mesa 2 – 15h10 às 15h40
Dalva Martins Identidade e visibilidade da menina negra na literatura infantil contemporânea
Maria Aparecida Cruz de OliveiraO espaço da infância na literatura afro-brasileira
Mediação: Gabriel Estides Delgado

Mesa 3 – 16h às 16h30
Maria Cristina Maciel Marques Vidas à margem: relações de gênero, raça e espaço na narrativa afro-brasileira contemporânea
Laeticia Jensen EbleA ancestralidade como estratégia de reconhecimento em poemas da literatura marginal/periférica
Mediação: Camila Godinho

16h40 às 18h
Mesa sobre Carolina Maria de Jesus

Germana Henriques Pereira Pedaços da fome: Carolina Maria de Jesus romancista
Elzira Divina PerpétuaO sequestro da poesia de Quarto de Despejo
Regina Dalcastagnè Para não ser trapo no mundo: mulheres negras e a cidade
Mediação: Gislene Maria Barral Lima Felipe da Silva

18h30
Lançamento de livros (C’est si bon, na 213 Norte, Bloco A)

Onde estaes felicidade?, de Carolina Maria de Jesus (org. de Dinha e Raffaella Fernandez - Me Parió Revolução e Ciclo Contínuo Editorial)
A vida escrita de Carolina Maria de Jesus, de Elzira Divina Perpétua (editora Nandyala),
Literatura afro-brasileira: 100 autores do século XVIII ao XXI (editora Pallas), coordenação de Eduardo de Assis Duarte (editora Pallas)
Literatura afro-brasileira: abordagens na sala de aula, coordenação de Eduardo de Assis Duarte (editora Pallas)
Racismo no Brasil e afetos correlatos, de Cidinha da Silva (Conversê Edições)
Baú de miudezas, sol e chuva, de Cidinha da Silva (Mazza Edições)
Crônicas de um peladeiro, de Michel Yakini (Elo da Corrente Edições)

Sobre as(os) convidadas(os)

Ana Maria Gonçalves atuou como publicitária até passar a se dedicar integralmente à literatura. Estreou como escritora em 2002, com o lançamento de Ao lado e à margem do que sentes por mim. Em 2006, publicou Um defeito de cor, romance que ganhou o Prêmio Casa de Las Américas e a projetou na carreira de escritora. Depois de morar alguns anos em New Orleans, atualmente, vive em Salvador, onde se dedica a seu novo romance.
Cidinha da Silva  é escritora, autora de livros de ficção e não ficção. Recentemente, publicou, entre outros, Os nove pentes d’África (2012) e Oh, Margem! Reinventa os rios (2011), ambos infantojuvenis, e Racismo no Brasil e afetos correlatos (2013), uma coletânea de crônicas. Historiadora de formação, foi também presidenta do Geledés Instituto da Mulher Negra (2000-2002).
Eduardo de Assis Duarte é doutor em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pela USP. Aposentado em 2005, atualmente atua como professor colaborador do Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Participa do Núcleo de Estudos Interdisciplinares da Alteridade NEIA, além de coordenar o grupo de pesquisa Afrodescendências na Literatura Brasileira (CNPq) e o Portal da Literatura Afro-brasileira Literafro, que reúne informações biobibliográficas, críticas e excertos de mais de cem autores (www.letras.ufmg.br/literafro).
Elzira Divina Perpétua é doutora em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tendo defendido a tese intitulada Traços de Carolina de Jesus: gênese, tradução e recepção de Quarto de Despejo. Atualmente é professora da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Desenvolve pesquisas sobre literatura brasileira e representação, com projetos voltados para a figuração do negro, do índio e da mulher na literatura brasileira.
Germana Henriques Pereira é doutora em Teoria Literária pela Universidade de Brasília (2004) onde atualmente atua como professora junto ao Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução. É coordenadora do Grupo de Trabalho Estudos da Tradução, da ANPOLL (Associação Nacional dos pesquisadores em Letras e Linguística) e editora-chefe da revista eletrônica Belas Infiéis, ligada ao Programa de Pós-Graduação da UnB.
Michel Yakini é escritor e produtor cultural. Publicou Desencontros (contos, 2007) e Acorde um verso (poesia, 2012). É cofundador do Coletivo Literário Sarau Elo da Corrente e atuante no movimento de literatura das periferias de São Paulo. Atualmente é representante Regional da Fundação Cultural Palmares em São Paulo e colunista do jornal Brasil de Fato (versão on-line).
Regina Dalcastagnè é professora titular de literatura brasileira da Universidade de Brasília e pesquisadora do CNPq. Coordena o Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea e edita a revista Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea. Trabalha com a representação e a autorrepresentação de grupos marginalizados na literatura brasileira contemporânea. Publicou os livros Literatura Brasileira Contemporânea: um território contestado (2012) e Entre fronteiras e cercado de armadilhas: problemas da representação na literatura brasileira contemporânea (2005), entre outros.

Sobre as pós-graduandas

Adélia Mathias é mestranda em literatura pela UnB e trabalha com literatura brasileira contemporânea de autoras negra​s. Em sua pesquisa de mestrado, analisa especialmente contos dos Cadernos Negros.
Andressa Marques é mestre em literatura pela UnB e desenvolve pesquisas sobre raça e gênero na literatura. Em 2013 defendeu a dissertação Por uma promessa de vida mais viva: relações afetivas de mulheres negras no rap e romance brasileiro contemporâneo.
Dalva Martins é mestranda em literatura pela UnB e ​tem como objeto de pesquisa a representação d​e meninas​ negra​s na literatura infantil contemporânea.
Laeticia Jensen Eble é mestre e doutoranda em literatura pela UnB, onde desenvolve pesquisas sobre literatura brasileira contemporânea. Em sua tese de doutorado, trabalha com autores da literatura marginal/periférica ligados ao movimento hip-hop.​
Maria Aparecida Cruz de Oliveira é mestranda em literatura pela UnB e realiza pesquisa sobre a representação da infância nos romances de Conceição Evaristo.
Maria Cristina Maciel Marques é mestranda em literatura pela UnB​ e pesquisa sobre narrativa afro-brasileira contemporânea sob a perspectiva de​ gênero, raça e espaço.
​​Norma Diana Hamilton é mestre em linguística aplicada pela UnB e doutoranda em literatura na mesma instituição. ​Sua pesquisa envolve a representação de mulheres negras na literatura inglesa e brasileira.

       
Departamento de 
Teoria Literária e Literaturas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.