26 de outubro de 2019

A vida como não deveria ser: neorrealismo em Cidade de Deus.

Regilane Barbosa Maceno


Imagem de Anselmo Costa



O Neorrealismo surge como um movimento literário de engajamento crítico-social, cujo objetivo passa a ser, analisando as experiências humanas, expressar os valores da sociedade. Ao recuperar valores do regionalismo romântico, do Realismo e do Naturalismo do século XIX, os autores buscam registrar em suas obras os dramas coletivos do Brasil que apontam para nossa miséria de países subdesenvolvido, submerso no atraso, nas injustiças.
No Brasil, o Neorrealismo é inaugurado a partir de José Américo de Almeida com o romance A bagaceira, publicado em 1928. Essa obra fixa a nova tendência que se anuncia em decorrência, principalmente do descontentamento ao governo ditatorial de Getúlio Vargas.
Seguindo a ideia de representar a realidade brasileira, Rachel de Queiroz, publica O Quinze, em 1930. Jorge Amado surge com O país do Carnaval, em 1931. Menino de engenho, de José Lins do Rêgo em 1932 e Vidas Secas, de Graciliano Ramos, em 1938, somam-se ao romance de José Américo de Almeida e aprofundam o conceito de regionalismo, fazendo-o sair do exotismo romântico e dos excessos do Naturalismo para uma visão mais críticas da realidade.
A visita a esses problemas sociais ganha uma conotação universal e atemporal. Isso porque, o contexto histórico dentro e fora do Brasil era, em sua maioria, ditatorial. O país vivia o declínio da República Velha que culminou com a Revolução de 1930. Mas, o sentimento eufórico provocado pela a Revolução não durou muito, pois logo veio o Golpe de Estado que instituiu o Estado Novo ou Era Vargas. E muitos dos intelectuais e escritores que haviam lutado por ideais revolucionários acabaram presos, vítimas da censura e da perseguição política e, tiveram seus livros proibidos de circular.
Dentro desse cenário, o romance neorrealista mostra uma estreita relação com toda essa efervescência política pela qual o Brasil e o mundo passavam. Corresponde à crença na denúncia e análise dos problemas sociais do país como possibilidade de iniciar os processos de resolvê-los. O que para alguns críticos o tornava panfletário, vez que os romancistas, imbuído do sentimento de missão política, queriam mostrar as tensões que transformavam ou destruíam os homens enquanto construto social.
Em síntese, nas palavras de Bosi, o Neorrealismo parte do

Socialismo, freudismo, catolicismo existencial: as chaves que serviram para a decifração do homem em sociedade e sustentaria ideologicamente o romance ‘empenhado’ desses anos fecundos para a prosa narrativa. [...] difunde-se o gosto da análise psíquica, da notação moral, já radicada no mal-estar que pesava o mundo de entre-guerras. (BOSI, 1994, p. 389).

            Acompanhando a trajetória reafirmada pela obra neorrealista da segunda metade do século XX, alguns autores contemporâneos ainda fazem uso desses mecanismos para retratar os muitos personagens, atores sociais do painel das injustiças locais, nacionais e transnacionais da atualidade. Voltando-se para as mazelas urbanas, para a violência nas periferias, o abandono das forças sociais, os autores criam, de forma verossímil, personagens cujas dificuldades enfrentadas cotidianamente personificam a realidade brasileira atual. São personagens abandonados pela a esperança e pela memória.
            Cidade de Deus é uma fotografia do cotidiano da favela carioca que dá nome ao livro desde sua formação nos anos de 1960 até os anos pouco depois de 1990. Nesse romance Paulo Lins engendra a figura do “herói problemático”, em tensão com as estruturas degradadas vigentes, ou seja, estrutura incapaz de atuar os valores que prega: liberdade, justiça, igualdade social e de direito (BOSI, 1994). O autor transfigura a situação de uma comunidade real para o romance e, como ocorre no livro O cortiço, a comunidade é elevada ao papel de protagonista da história.
            São apresentados os criminosos, os policiais corruptos, os moradores que servem de escudos para o crime e os jovens de classe média em busca pela droga, a hipocrisia da sociedade e a maldade humana. Paulo Lins descreve com riqueza de detalhes, às vezes sórdidos, como os crimes são praticados, perpetuados e jogados sob o grande “tapete” da hipocrisia social, representada pela mídia.
            A obra Cidade de Deus é homóloga da estrutura social. (Goldmann, 1976). Tudo é realista, pois o autor sempre morou nessa favela. Assim, o romance Cidade de Deus pode ser chamado de neorrealista, pois traz consigo características fortes do romantismo, do Realismo e do Naturalismo, pois o autor parte de fatos reais para compor a trama do romance, juntamente com suas pesquisas antropológicas e linguísticas que enriquecem a história e permite apresentar ao leitor uma realidade crua dos acontecimentos. Para além disso, a obra traz também os traços da “cor local” na tessitura do texto, isto é, informações sobre espaço, costumes, e comportamento que permitem ao leitor reconhecer os aspectos típicos, característicos de uma região específica, aqui, a favela que nomeia a narrativa.
            Bosi (1994) distribuiu os romances brasileiros escritos a partir de 1930 do século XX em quatro tendências: o romance de tensão mínima; o romance de tensão interiorizada; o romance de tensão crítica e o romance de tensão transfigurada. Dentro dessas tendências, Cidade de Deus se enquadra no romance de tensão mínima, pois os personagens não se destacam tanto da paisagem que os condiciona.
            Em sua origem, o personagem neorrealista é coletivo, ou seja, é um grupo que vive em condições econômicas, morais e sociais adversas, embora haja um ou outro personagem que se destaque em relação ao grupo. Na obra em estudo, o personagem Busca-Pé cumpre a tarefa de ser o mecanismo de acesso à problemática social que o romance quer enfocar. Ele não sucumbe à realidade que o cerca, apesar dos vários “convites”. “Um dia aceitaria um daqueles tantos convites para assaltar ônibus, padarias, táxi, qualquer porra...” (LINS, 2002, p. 12).
Em Cidade de Deus, magotes de crianças, desde muito cedo, são explorados, os jovens lutam contra o desemprego e o preconceito traduzido na cor da pele:“Argumenta com os amigos que o loiro era filho de Deus, o branco Deus criou, o moreno era filho bastardo e o preto o Diabo cagou.”(idem, p.53). Ou em virtude da região de origem, como é o caso dos nordestinos da Paraíba e do Ceará que fugindo da seca migram para a cidade grande em busca de oportunidade: “Todo nordestino, além de puxa-saco de patrão é alcaguete. Essa raça não vale nada. São capazes de cagar o que não comeram” (idem, p. 140). São esses personagens que, dividindo esses espaços hostis, se debatem nesse romance contra o fatalismo do meio geográfico ou das forças sociais que os comprimem.
            Mas, contrariando o que se possa pensar, a personagem neorrealista, ao invés da sua miséria exterior, possui uma riqueza interior admirável que é a esperança metaforizada pelo sonho. Novamente o personagem Busca-Pé cumpre a função de transmitir o aceno de uma saída. Pensava ele,
Bem que as coisas poderiam ser como as professoras afirmavam, pois se tudo corresse bem, se arranjasse um emprego, logo, logo compraria uma máquina fotográfica e uma porrada de lentes. Sairia fotografando tudo o que lhe parecesse interessante. Um dia ganharia um prêmio. (LINS, 2002, p.12).

            Cabe ao narrador do romance ser o portador da voz que denuncia. E é através do personagem como Inferninho, um sonhador tal qual Sinhá Vitória, de Vidas Secas, que o narrador revela a impossibilidade de se esquivar, mesmo pelo sonho, à indiferença social, ao preconceito, ao crime, à morte. O personagem em questão sonha em fazer o “grande lance”, e constituir família com Berenice, sair da vida do crime, mas não teve saída. Ele simplesmente
Deitou-se bem devagar, sem sentir os movimentos que fazia, tinha uma prolixa certeza de que não sentiria a dor das balas, era uma fotografia já amarelada pelo tempo com aquele sorriso inabalável, aquela esperança de a morte ser realmente um descanso para quem se viu obrigado a fazer da paz das coisas um sistemático anúncio de guerra. Aquela mudez diante das perguntas de Belzebu e a expressão de alegria melancólica que se manteve dentro do caixão. (idem, p. 171).

Situando a história no contexto da favela, o Lins acaba apreendendo o cerne das questões mais problemáticas que denuncia, analisando a origem dos conflitos e dilemas, pois “faz das personagens sínteses resultantes das ações e reações que se percebe entre elas e o mundo. Já não é o escritor que domina a personagem e a conduz; simplesmente a vida que o personagem vive é que a conduz, a ela e ao escritor” (REIS, 1981).
Essa independência da personagem é concretizada também na linguagem, pois, com o intuito de ancorar-se na verossimilhança, o escritor neorrealista coloca na boca dos personagens uma linguagem de acordo com seu status social. Linguagem popular, às vezes chula, agarrada à oralidade, mas que não ofusca o entendimento do leitor/interlocutor. “Se pintar os homi, larga o dedo! – avisou Ferroada.” (LINS, 2002 p.162); “comia meu cu dizendo que me amava e agora roba meu dinheiro na maior cara de pau! Filho da puta! – gritava Ana Rubro Negro” (idem, p. 215).
O retrato neorrealista da favela apresentado em Cidade de Deus mostra que o processo de socialização traz as marcas do abandono sócio-político ao qual os moradores estão subjugados: “Cidade de Deus não contava com o incentivo da prefeitura” (idem, p. 81). O sujeito é violentado diariamente em seus direitos de cidadãos pagadores de altos impostos.
O cidadão é obrigado a conviver diuturnamente com a violência banal, que se faz presente não só nas armas que ceifam vidas jovens, mas na maldade humana, incendiada pela ausência do olhar social, como vemos nesta passagem:

Tomou um copo de cachaça, vagarosamente, com um cruel sorriso desenhado no rosto. [...] Pegou a faca na rapidez do Diabo [...] Colocou o recém-nascido em cima da mesa. Este, ainda no primeiro momento, agiu como se fosse ganhar colo. Segurou o bracinho direito com a mão esquerda e foi cortando o antebraço. O neném revirava-se. Teve de colocar o joelho esquerdo sobre seu tronco. As lágrimas da criança saiam como se quisessem levar as retinas, num choro sobre-humano [...] Agia de modo automático. [...] teve dificuldade de atravessar o osso, apanhou o martelo embaixo da pia da cozinha, com duas marteladas, concluiu a primeira cena daquele ato. A criança esperneava o tanto que podia, seu choro era um coração sem jeito e sem Deus para ouvir. Depois não conseguiu chorar alto, sua única atitude era aquela careta, a vermelhidão querendo soltar dos poros e aquele sacudir de perninhas. [...] O bebê estrebuchava com aquela morte lenta. As duas pernas foram cortadas com um pouco mais de trabalho e a ajuda do martelo. O assassino levou a faca um braço acima da cabeça para descê-la e dividir aquele coração indefeso. (LINS, 2002, p.68-69).

Fica evidente a necessidade de se pensar sociologicamente, ou seja, compreender o contexto que envolve essa comunidade fadada a ocupar um lugar fora da memória. O rosário de crimes destrinchados ao longo da narrativa, praticados por todas as instituições sociais como família, o Estado, cuja incumbência é zelar pela a harmonia e o equilíbrio da sociedade como um todo mostra quão efêmero e ineficiente têm sido as preocupações com o ser humano. E os reflexos desse desamparo são reverberados no comportamento dos jovens das “cidades de Deus” espalhadas Brasil a fora, que são levados a buscar, cobrar na criminalidade, a tal da sobrevivência.
Em linhas gerais, Cidade de Deus é um romance neorrealista nos moldes de sua gênese, como Capitães da Areia, de Jorge Amado. É o retrato de uma realidade em que moleques traquinos, nem tão meninos, com a inocência perdida nas esquinas das favelas, carentes de afetos, de instrução transfiguram o cenário social contemporâneo. É a certeza de que nenhuma das camadas sociais está isenta de participação, para o bem ou para o mal.


Referências
BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. São Paulo: Cutrix, 1994.
GOLDMANN, Lucien. Sociologia do romance; tradução de Álvaro Cabral. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1976.
LINS, Paulo. Cidade de Deus: romance. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
REIS, Carlos. “Evolução literária”. In Textos Teóricos do Neo-Realismo Português. Lisboa, Seara Nova, Editorial Comunicações,1981.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.