Agenda

Abril 2019



EVENTOS


VII SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
20 a 24 de Agosto de 2019
Porto de Galinhas, Pernambuco, Brasil






CHAMADAS PARA PUBLICAÇÃO


REVISTA ENTRETEXTOS 
Temática LIVRE, desde que os trabalhos atendam ao escopo e às normas da revista.
Qualis B2 (Linguística/Literatura)
FLUXO CONTÍNUO
Submissões APENAS pelo site http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos
A Revista Entretextos é uma publicação eletrônica, com periodicidade semestral, dos discentes do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL) da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Publica, em fluxo contínuo, artigos, resenhas e entrevistas das áreas de Linguagem & Significação e Linguagem & Educação. São aceitos trabalhos em Português, Espanhol, Francês e Inglês. Qualis CAPES - 2016 - Letras/Linguística: B2
Para maiores informações, acesse o endereço abaixo:
http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos

Letras 61 – Estudos Literários – 2020 – Segundo Semestre - Qualis B1
Título: Representações da violência na cultura brasileira
Ementa: A violência tornou-se algo onipresente na vida dos brasileiros. Ela é vivida ou a ela se tem acesso cotidianamente pelos mais diferentes meios de comunicação. Ela tem envolvido, contemporaneamente, distintos grupos sociais nas mais diversas situações. Assim, se, há algum tempo, as notícias tratavam de assassinatos entre gangues devido à disputa de poder pelo tráfico, atualmente, crianças armadas de classe média alta invadem escolas e assassinam colegas e professores. Policiais, cuja função é defender a integridade dos cidadãos, estão, da mesma forma, vulneráveis à violência. Essa violência tem ganhado mais visibilidade não simplesmente porque a mídia é mais rápida e eficaz na divulgação das informações, mas porque ela atingiu uma dimensão tal que, na falta de uma explicação plausível sobre suas causas, ela é tratada em diversos meios e de diferentes formas. A arte não é imune a tais influências e impactos. Ela capta a violência e a transforma em um problema de representação. Esta chamada da revista Letras acolhe artigos e ensaios que versem sobre a violência e suas formas de representação na literatura, no cinema, na escultura, nas artes plásticas e no teatro. O objetivo desse número é reunir textos que busquem não apenas conjecturar argumentos sobre as possíveis causas da violência na cultura brasileira, mas também pensar como ela ganha forma esteticamente.
Prazo de submissão: 15 de março de 2020.
Organizadores: David William Foster (Arizona State University), Lizandro Carlos Calegari (UFSM), Rosani Úrsula Ketzer Umbach (UFSM).

CHAMADAS COM FLUXO CONTÍNUO
       
Veredas – Revista da Associação Internacional de Lusitanistas
A revista aceita artigos inéditos, oriundos de pesquisas originais relacionadas especialmente à literatura. Também é aberta às mais diferentes abordagens teóricos-metodológicas. São recebidas resenhas críticas de livros de teoria, de crítica ou de literatura publicados nos últimos três anos, desde que relacionados ao escopo da revista.
Mais informações: 

Garrafa
Chamada da Revista eletrônica Garrafa do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura da Universidade Federal do Rio de Janeiro – PPGCL/UFRJ. A Revista é publicada online e dirigida a estudantes de pós-graduação em formação como pesquisadores. A Garrafa recebe contribuições inéditas em português e espanhol: artigos acadêmicos, ensaios, resenhas críticas de dissertações, teses e livros, traduções inéditas e/ou originais e entrevistas. As contribuições serão publicadas após a avaliação favorável feita por até dois leitores anônimos. Os artigos deverão ser enviados em versão .doc ou .docx para o seguinte endereço eletrônico:
Mais informações: revistagarrafa@gmail.com                               

​Revista Literatura e Sociedade
A revista está aberta a propostas de publicação de artigos e ensaios nas áreas de teoria literária e literatura comparada. As submissões devem ser enviadas para o email revflt@usp.br. ​ ​Normas e demais informações: 

Revista RUA
As contribuições são recebidas em fluxo contínuo e os trabalhos aprovados são publicados nas edições seguintes à avaliação final. A revista Rua se propõe a criar condições para um debate multi e interdisciplinar, sustentado pela reflexão sobre a linguagem, divulgando artigos acadêmicos e produções artísticas que busquem compreender o espaço urbano como objeto de estudo. É uma publicação que reúne obras que tratem de práticas da cidade a partir das dimensões do simbólico e do político em uma relação entre o saber urbano e a linguagem com o objetivo de refletir sobre o espaço urbano concebido como espaço de significação, propiciando um diálogo entre diferentes áreas do conhecimento. Lançada em 1995, publicou 13 números com periodicidade anual e, a partir de 2008, com sua migração para formato eletrônico, passou a ser uma publicação semestral. É dividida em 3 seções: Estudos, com artigos acadêmicos; Artes, com manifestações artísticas de diversas naturezas; Notícias e Resenhas, com as notícias das atividades desenvolvidas pelo Laboratório de Estudo Urbanos (Labeurb/Nudecri/Unicamp), responsável por sua editoração, e resenha de obras interessantes para as diversas áreas do conhecimento. Atualmente é avaliada no estrato B1 no Qualis/Capes.
Mais informações: http://www.labeurb.unicamp.br/rua
                 
Revista Policromias/MN/UFRJ
Chamada para o vol. 4. As publicações serão realizadas em sistema de fluxo contínuo e o volume publicado até Dezembro de 2017.
Mais informações: