8 de março de 2010

Curso de Extensão - Desconstruir nacionalismos, resgatar identidades regionais

Estão abertas as inscrições para o curso de extensão Descontruir nacionalismos - resgatar identidades regionais, com a Professora Doutora Ria Lemaire (Universidade de Poitiers - França), promovido pelo Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea (Gelbc). Os encontros acontecerão de 22 a 24 de março de 2010, das 9h às 12h, no auditório Agostinho Silva, do Departamento de Teoria Literária e Literaturas, da Universidade de Brasília.

Ementa do curso:
As práticas científicas dos estudos das literaturas nacionais concentraram-se em torno da procura das origens das obras, da valoração do seu autor, do estabelecimento do texto definitivo e da significação única, verdadeira, da obra; tudo voltado para o que era considerado o momento consagrado e supremo: o juízo de valor, a inserção da obra no cânone da grande literatura nacional e do autor na genealogia/história dela.

Conceitos, métodos, práticas e teorias da pesquisa – elaborados a partir de um posicionamento inicial de superioridade – fundavam-se num pressuposto inabalável: o da sua aplicabilidade e validade para qualquer texto, de qualquer período histórico, de qualquer camada social, região ou país do vasto mundo, repetindo com inúmeras variantes uma convicção inquestionável: a de que essas pesquisas resultavam em "verdades" a serem acreditadas como universais, eternas e objetivas.

Foi assim que os preconceitos seculares, fundadores do mundo europeu burguês e cristão, e sobre os quais tinham sido baseadas as estratégias políticas da marginalização e persecução dos "outros", (tanto os de dentro quanto os de fora) se tornaram, dentro do processo da fundação das cátedras dos estudos de História nacional e de Letras, os pressupostos das novas disciplinas científicas.

Este seminário terá como objetivo re-pensar o discurso convencional das disciplinas e do ensino de Letras como produto e suporte dos nacionalismos europeus, mais tarde também latino-americanos, e as consequências que tiveram essas políticas para as culturas locais e regionais.
Estudaremos vozes, obras, autores e culturas de vários períodos que foram capitais no processo da formação dos estados europeus, mostrando como, tanto a tradição interpretativa das obras e culturas, como o discurso teórico e historiográfico construído em cima dessas leituras/interpretações, foram modeladas e até mutiladas pelos interesses políticos da sua época.

Para participar, os interessados devem entrar fazer suas inscrições no Departamenteo de Teoria Literária e Literaturas (TEL-UnB), ou pelo email cursoliteraturaunb@gmail.com. O curso é gratuito e com direito a certificados para os 40 participantes inscritos.

Serviço:
Atividade de extensão (9h)
Curso de Extensão: Desconstruir nacionalismos - resgatar identidades regionais, com a Profa. Dra. Ria Lemaire (Universidade de Poitiers - França)
Local: Auditório Agostinho Silva, do Departamento de Teoria Literária e Literaturas (TEL) da UnB
Datas: de 22 a 24 de março de 2010
Horário: das 9h às 12h
Inscrições: no TEL, ou pelo e-mail cursoliteraturaunb@gmail.com
Organização: Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.