Sobre


O grupo de estudos em literatura brasileira contemporânea – vinculado ao programa de pós-graduação da Universidade de Brasília, mas contando com pesquisadoras e pesquisadores de diferentes instituições do Brasil e do exterior – existe desde 1997. Seu principal foco de interesse, desde o início, tem sido a relação entre literatura e sociedade, abordada em suas múltiplas facetas. Gradativamente, a literatura de outros países da América Latina vem sendo incorporada às discussões, bem como outras expressões literárias, como o cordel, o rap e os quadrinhos. 

O grupo realiza cursos de extensão e reuniões periódicas para o debate da produção literária recente do Brasil. Também organiza eventos de maior porte, no Brasil e em diferentes universidades do exterior, buscando reunir especialistas da literatura brasileira contemporânea de diversas nacionalidades.

No momento, suas pesquisadoras e pesquisadores estão envolvidas(os) em um projeto coletivo que pretende pensar outras possibilidades de recortes críticos para caracterizar o panorama literário da atualidade, redimensionando, de alguma forma, os limites do nacional e a própria definição do literário. Há um projeto em andamento sobre as configurações do espaço na literatura brasileira contemporânea.

Desde 1999 o grupo edita a revista estudos de literatura brasileira contemporânea, que publica artigos de estudiosas(os) de diversas instituições, nacionais e internacionais, e é uma referência importante na área.


Coordenadora do Grupo
Profª Drª Regina Dalcastagnè
Endereço eletrônico: gelbcunb@gmail.com

Programa de Pós-Graduação em Literatura
Departamento de Teoria Literária e Literaturas
Instituto de Letras - Universidade de Brasília
Campus Universitário Darcy Ribeiro
ICC Sul Ala B – Sobreloja - Sala B1/8
CEP: 70910-900 – Brasília – DF - Brasil

Correspondências:
Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea
CAIXA POSTAL 4476
70910-900 – Brasília – DF – Brasil

Site do Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea